1/4 PARA AS 9 (Évora)

Um clássico de Évora!

Quando se tem uma gastronomia tão prolífera e complexa como a nossa, é normal que a área da restauração esteja em constante mutação. Isto acontece especialmente nas grandes cidade, mas não só, está a acontecer um pouco por todo o lado. E isso muito bom, por dois motivos distintos: em primeiro lugar, porque funciona em prol da descentralização, para contrariar a ideia de que só há bons restaurantes em Lisboa e no Porto; e depois – e mais importante ainda – porque conseguimos ver a conviver lado-a-lado restaurantes com anos de história e outros muito mais recentes, mas com abordagens muito interessantes.

Évora está a tornar-se um destes novos “pólos gastronómicos”, com restaurantes a abrir frequentemente e com ofertas diferentes daquilo que era o habitual. Mas, felizmente, continuam a existir verdadeiros baluartes da cozinha alentejana na cidade, e um deles é o 1/4 Para as 9. Restaurante típico alentejano, longe do registo mais elitista de um Fialho, por exemplo, o 1/4 Para as 9 é daquele tipo de restaurante tradicional e familiar, onde nos sentimos à vontade.

O espaço é amplo e a decoração oscila entre alguns motivos alentejanos e muitas molduras com todas as distinções que o restaurante ganhou ao longo dos anos, assim como vários artigos escritos em todo o tipo de publicações, prémios, etc. No fundo, aquilo que vemos em muitos restaurantes com um longo historial de bom serviço aos clientes.

Na ementa, não há surpresas, porque sabemos bem para o que vamos: comida alentejana, daquela tradicional, sem invenções nem fusões. Em Évora há outros restaurantes para isso, para uma cozinha alentejana moderna ou de fusão com outras gastronomias, mas o 1/4 Para as 9 não é nada disso. Percebemo-lo quando vemos o cesto de pão alentejano e o pratinho de queijo e enchidos a chegar à mesa, e também quando decidimos os pratos a pedir para o jantar.

E os clássicos estão cá todos! Começando (sem ordem nenhum em especial) pelas “sopas”, que são tudo menos levezinhas: a Sopa de Cação traz não só muito peixe como um caldo apuradíssimo mas ainda assim muito fresco por causa dos coentros, excelente para ensopar o pão, que é o que se quer numa sopa alentejana; e a Sopa de Tomate, mais doce e intensa, com muito bacalhau e dois ovos escalfados perfeitos.

1/4 para as 9
1/4 para as 9

Como podem ver nas fotografias, estamos a falar de doses substanciais, porque estamos no Alentejo, e aqui come-se bem… e muito!

A Carne de Porco à Alentejana nem é um prato alentejano mesmo, mas como é dos nossos pratos preferidos, nunca resistimos. Aqui peca pelas batatas, que TÊM de ser cortadas aos cubos, algo que caiu em desuso nos restaurantes e é uma pena. A carne não é má, está bem temperada, os sabores são bons… mas até choro quando vejo chegar as batatas aos palitos.

1/4 para as 9

Batatas aos palitos caseiras, é verdade, que acompanham também as Costeletas Grelhadas, simples e fantásticas. Lá está, é a base da comida alentejana: pratos simples, cozinhados de forma muito simples também, mas com produto do caraças! Estas costeletas são fantásticas porque a carne é deliciosa, mas também porque estão grelhadas no ponto e temperadas de forma tradicional, sem medos, com bastante sal.

1/4 para as 9

E numa casa alentejana, como é óbvio, não podiam faltar algumas sobremesas clássicas. Pois… mas curiosamente é o que achamos menos bem conseguido no1/4 Para as 9, as sobremesas. A Sericaia é servida com ameixa (estamos em Elvas? Nem por isso…) e é demasiado massuda, e o Bolo de Bolacha é um enorme “fail”, como podem ver pela foto. Em vez de creme de manteiga é daqueles com natas, sem nenhum sabor a café, enfim, uma desilusão. Depois da simplicidade e qualidade dos pratos principais, as sobremesas deixam mesmo um bocado a desejar. Mas pronto…

Consegue-se perceber quando um restaurante é emblemático – ou um clássico, se preferirmos – quando o encontramos sempre cheio, mesmo a dias de semana. E mais do que isso, quando percebemos que os clientes já são mais do que isso, já fazem parte da casa. E o 1/4 Para as 9 tem essa mística, é daquele tipo de restaurantes onde todos já se conhecem e são tratados como fazendo parte da casa. É certo que aparecem turistas, porque o restaurante está bem referenciado… mas felizmente isso não prejudica nem o serviço nem o ambiente da casa.

Ou seja, o Restaurante 1/4 Para as 9 é um clássico de Évora, sem qualquer dúvida, mesmo que tenha altos e baixos na comida. E numa altura em que a cidade se está tornar um pólo da nova gastronomia nacional, com a abertura de espaços novos e trendy como o Tua Madre, a Taberna de Santo Humberto ou o Híbrido (é clicar no nome dos restaurantes para ler as reviews respectivas), é sempre bom saber que a oferta tradicional continua viva e a fazer aquilo que sempre fez bem: servir boa comida típica, em bom ambiente.

Preço Médio: 22€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua de Pedro Simões, 9 | 7000-629 Évora | 266 706 774

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.